fbpx

Entenda como a Terceirização do setor financeiro poderá ajudar no sucesso do seu empreendimento.

Todos os empreendedores, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes, sabem que o setor financeiro possui uma responsabilidade muito grande em relação a organização do fluxo de caixa das empresas, mas alguns empreendedores ainda possuem muita dificuldade em gerenciar o setor financeiro.

Portanto, nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o departamento financeiro e como a terceirização desse setor poderá ajudar a sua empresa.

Entenda o departamento financeiro

O departamento financeiro é responsável por todo o fluxo de caixa de uma empresa, o setor controla o entra e sai do dinheiro e possui várias áreas interligadas como a Tesouraria, Gestão de contas a pagar e receber, Contabilidade, Planejamento financeiro, Gestão de riscos, Gestão de impostos e Relação com investidores.

Imagem que represente atividades do departamento contábil
Profissionais qualificados executam diversas atividades

Claro que para um empreendedor que está iniciando o seu negócio e até mesmo para aquele que já possui uma grande empresa, o setor financeiro possui tarefas muito complexas que exige o conhecimento de um profissional mais qualificado para a execução de algumas atividades.

O que acontece também, é que muitos empreendedores acabam sendo responsáveis por tudo dentro do seu negócio, principalmente no início das atividades empresariais, mas vale lembrar que essa atitude pode trazer muitos prejuízos para a empresa, pois o setor financeiro requer uma atenção maior por parte do empreendedor e precisa ser controlado corretamente desde a abertura da empresa.

Terceirização do setor financeiro e BPO

BPO significa Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócio). O BPO financeiro é responsável por lidar com todas as áreas ligadas ao setor financeiro, entre as principais tarefas, podemos destacar: Contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e faturamento.

Imagem que represente gestão do departamento financeiro
Os benefícios da terceirização

Por isso, uma empresa que decide terceirizar o seu setor financeiro, consegue lidar com outras tarefas em seu empreendimento e passa a ter um especialista cuidando das contas internas.

Quando você delega algumas tarefas para especialistas, você consegue dar mais atenção para outras áreas internas do seu negócio como, por exemplo, a produção.

O empreendedor pode contar com muitos benefícios para a terceirização do departamento financeiro:

– Aumento da produtividade em outros setores da empresa;

– Redução de custos trabalhistas;

– Suporte de Gestão Financeira;

– Despesas fixas se tornam despesas variáveis;

– Aumento do volume de transações;

– Integração entre tarefas financeiras e contábeis;

– Processos estruturados e boas práticas;

– Redução da inadimplência.

“Minha sócia e eu somos da área de humanas, não gostamos, não somos preparadas, e não temos tempo para rotina financeira. E ter que contratar um funcionário para isso seria inviável, tanto pelo custo, quanto pela demanda de gestão de equipe administrativa que continuaria conosco. Queremos focar no que realmente sabemos fazer”.

Explica Cynthia Kumakura, sócia em uma empresa de consultoria de branding.

Como terceirizar o departamento financeiro

Antes de terceirizar o seu departamento financeiro, tenha em mente sobre qual é a sua principal dificuldade financeira.

Defina todas as funções financeiras que você já realiza em sua empresa e pense em quais atividades serão delegadas para uma empresa terceirizada.

Algumas funções dentro do setor financeiro, como controladoria e relatórios, exigem uma confiabilidade maior entre o empreendedor e a empresa a ser contratada.

  • Pesquise os melhores fornecedores de serviços financeiros

Encontrar um fornecedor de serviços financeiros qualificado no mercado, não é tarefa fácil.

Primeiro porque essa relação precisa de muita confiabilidade e transparência e segundo, pelo fato de que as tarefas a serem realizadas, devem ser feitas por especialistas responsáveis, organizados e que realmente entendam sobre o setor financeiro.

  • Saiba quais estratégias e atividades serão fornecidas

Portanto, antes de contratar um serviço, o fornecedor de serviços financeiros, precisa deixar bem claro ao empreendedor, como as tarefas serão realizadas.

Normalmente, alguns pontos devem ser considerados por parte do empreendedor, como por exemplo, terceirizar os processos financeiros com uma empresa que gerencie as rotinas administrativas-financeiras, que analisem o desempenho econômico-financeiro da empresa, que possuam uma plataforma tecnológico para o controle dessa gestão financeira e gerenciem todo o sistema de controle interno.

  • Fique atento a todos os detalhes da proposta

Faça uma análise criteriosa em relação a empresa e a proposta entregue. Ambas as partes precisam estar alinhadas com o que foi acordado dentro da proposta.

  • Comunique-se com seu fornecedor

Por isso, depois de fechar o contrato com seu fornecedor, encontre canais para que a comunicação entre vocês seja feita de forma mais prática.

Algumas plataformas permitem que você visualize o desempenho da empresa terceirizada quando achar necessário.

Terceirização do setor financeiro com a Dappo Consultoria Contábil

A Dappo atua na solução de todas as atividades legais que sua empresa precisa cumprir.

Com autoridade no mercado contábil, a Dappo foca em atividades administrativas e operacionais para ajudar no crescimento do seu negócio.

Portanto, terceirizar a sua área financeira e contratar um contador de confiança é a melhor opção para o empreendedor que prioriza seu crescimento financeiro e empresarial.

Conte com a Dappo para terceirizar seu setor financeiro, sem perder o controle do seu negócio.





Categorias: Financeira

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat